Aumente suas chances de sobrevivência em um incêndio e uma batida de carro

01

Antes de acontecer alguma emergência, para ter mais chance de sobreviver, é possível aprender a evitar imprevistos e treinar o cérebro para situações extremas.

Ter algum tipo de conhecimento prévio é fundamental. Pode parecer besteira, mas não é: nosso cérebro leva de 8 a 10 segundos para fazer escolhas que desconhece. Quando já sabe como agir diante da situação, esse tempo cai para 1 a 2 segundos.

Por isso, leia nossas dicas sobre como agir durante um incêndio e uma batida de carro e vá treinando sua mente:

BATIDA DE CARRO
Antes

- Ande sempre de cinto de segurança.
- Dirija à direita. Acidentes acontecem mais na pista mais rápida.
- No banco de trás, sente no meio. É o lugar mais seguro do carro.
- Confira se você está carregando o kit de primeiros-socorros.
- Carregue sempre o extintor de incêndio dentro da validade indicada.
Durante
- Se a batida vier de trás, não aperte os freios para não capotar.
- Prepare-se para o impacto. Avise outros passageiros que estiverem distraídos.
- Faça força para segurar sua cabeça contra o encosto. Isso é importante para evitar que a cabeça bata no volante - deixando você inconsciente.
- Segure as duas mãos firmes no volante, na posição de 5 e 7 horas do relógio. Isso deixa espaço livre para o airbag inflar e proteger sua cabeça.
Depois
Em caso de fogo
- Se você não conseguir sair do carro a tempo, cubra sua cabeça e tronco com casacos ou roupas. Se conseguir sair, não tente salvar o veículo.
Se cair na água
- O veículo vai cair de frente (a parte mais pesada do carro). Espere estabilizar.
- Janelas abertas: Aproveite para escapar.
- Retire o cinto de segurança.
- Janelas fechadas: Se o sistema elétrico não estiver funcionando não adianta tentar abrir as portas até que água preencha o veículo na altura no pescoço. A pressão da água impedirá a abertura das portas antes disso e você desperdiçará energia.
- Com as janelas abertas, o carro se enche de água em 1 a 2 minutos.

- 1,2 milhão de pessoas morrem em acidentes de carro todos os anos.

- Uma pessoa terá, em média, de 2 A 3 acidentes de trânsito NA VIDA.

- Se o carro cair na água de janelas abertas, ele vai encher de água em 1 ou 2 min. Além disso, uma pessoa aguenta 3 minutos sem respirar. Dá e sobra pra fugir.

Avise aonde vai (mesmo que no Facebook)
Em setembro de 2011, David Lavau, de 67 anos, dirigia sozinho por uma estreita rodovia da Califórnia. Em uma das curvas, perdeu o controle do carro, desceu o barranco e caiu em uma ravina. Esperou por um helicóptero à noite, que não apareceu. Pela manhã, engatinhou e saiu do carro. Encontrou outro veículo com um homem morto e percebeu que estava sozinho. Comeu insetos, folhas e bebeu água potável (e suja) de um riacho. Cinco dias depois, os filhos se deram conta do sumiço. Rastrearam o celular, fuçaram no Facebook e, 6 dias depois do acidente, partiram em direção à rodovia Lake Hughes. Eles paravam e gritavam o nome do pai em toda ravina e colina encontrada no caminho. Até que, em uma delas, um senhor respondeu de volta, pedindo ajuda. Um dos filhos desceu e encontrou o pai, com algumas vértebras e costelas quebradas e o braço fraturado em 3 pontos. Ele sobreviveu.

INCÊNDIO EM CASA

Antes
- Não fume dentro de casa. Bitucas são as maiores causas de incêndio.
- Se estiver em hotel, peça o quarto próximo das saídas de emergência.
- Deixe as chaves de casa sempre no mesmo local para saber onde encontrá-las.
-Tenha sempre um mapa mental das saídas de emergência. De novo, pode ser que você tenha que se locomover sem enxergar.
Durante
- Feche as portas pelas quais você passou para cortar o fogo.
- Não abra janelas desnecessariamente. Fogo precisa de ar.
- Nunca, jamais pegue o elevador para sair do edifício.
- Não volte para tentar resgatar pessoas. Deixe os profissionais lidar.
- Molhe um pano e coloque sobre o rosto. Isso vai funcionar como um filtro contra os gases tóxicos do incêndio.
Fogo fora
- Se você estiver do lado de fora do incêndio, procure fumaça embaixo da porta e toque a maçaneta. Se estiver quente, não abra. Isso significa que o fogo pode se propagar ao abrir.
Depois
- Mesmo se não houver queimadura visível, vá ao hospital.
- Fumaça a calor podem causar queimaduras pulmonares (de duas maneiras: inalação do calor e queimadura mesmo do tecido pulmonar). Se você ficar uma hora no incêndio, as chances são grandes de você ter desenvolvido uma delas.
- Estima-se que, em 40 m2, o fogo leve de 5 a 6 minutos para ficar fora de controle. Portanto tempo é precioso. Fique sempre próximo ao chão (a fumaça é mais leve que o ar e fica flutuando próximo ao teto.)
- A maior parte das vítimas de incêndio morre asfixiada e não queimada.
- Isso porque, a 75 ºC, a quantidade de oxigênio no ar cai para 10% (é de 21% normalmente). Outro problema é o CO2. Se houver 2% de CO2 no ar, a pessoa morre em uma hora. Se for para 10%, a morte é instantânea.
Aja logo
John Leach, especialista em sobrevivência, se interessou pelo assunto na prática. Em 1987, ele estava na estação King’s Cross, em Londres, quando fumaça tomou conta do lugar. Ele fugiu pelas escadas e ofereceu ajuda a um policial. Não teve resposta: o policial congelara. Assim como ele, outras pessoas mantinham a rotina normal. Uma mulher perguntou: "meu trem vai ser cancelado?", enquanto a fumaça se espalhava pela estação. 31 pessoas morreram no incêndio.
Seja racional
Um grupo de 20 pessoas descia a montanha de Middle Kootenay Pass, quando recebeu um aviso de avalanche. Mesmo assim, duas pessoas resolveram subir a montanha para esquiar. A neve desabou logo depois. Somente um deles escapou a tempo. Sob o comando do lado emocional, o cérebro os levou direto ao perigo. Havia uma marca na memória, tirada de experiências anteriores, que dizia "enfrentar a montanha é divertido, tente de novo". E eles se deixaram levar.

 

Fonte: Revista Superinteressante

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?