Quando recarregar os extintores de incêndio?

03

É extremamente importante recarregar extintores de incêndio após seu uso ou mesmo trocá-los quando seu prazo de validade termina.

Veja a seguir como funciona a recarga de extintores e cuidados que deve-se ter com sua manutenção.

 

Como deve ser feita sua manutenção?

Os prazos para recarga de extintores são determinados pela Norma Brasileira – NBR 12962, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, e são esses:

EXTINTOR COM CARGAS DE ÁGUA OU PÓ QUÍMICO – Deve ser inspecionado anualmente. Esta inspeção é que determinará o nível de manutenção que o extintor deverá passar.

EXTINTOR COM CO2 – Dióxido de Carbono – Deve ser inspecionado a cada 6 meses para verificar a perda da carga. Se a perda da carga for superior a 10% o extintor deverá ser recarregado.

ENSAIO HIDROSTÁTICO (reteste) feito nos cilindros de extintores – Deve ser realizado a cada 5 (cinco) anos ou em menor intervalo se o mesmo sofrer impacto mecânico ou técnico de grande intensidade.

O Inmetro criou um Selo de Conformidade para extintores, em 2001, que garante a qualidade do equipamento e das empresas especializadas na manutenção. Esse selo deve ser trocado a cada manutenção do equipamento, respeitando a data de seu vencimento.

Como é feita a recarga?

Empresas credenciadas devem ter um posto de abastecimento, onde a pessoa encarregada pelo serviço, apanha o cilindro já vazio, e o coloca em uma máquina que vai enchendo-o. Também verificando a válvula para ter certeza que está em bom estado de uso.
Caso esteja enferrujada, corroída ou apresente falha, também é feita a troca da válvula, pois ela é uma parte importante do extintor, sendo responsável pela abertura do lacre, que libera seu conteúdo para apagar o fogo.
Depois que está cheio é colocado um anel intacto, e em cima colocada a válvula, que é pressurizada. Posteriormente o extintor passa por um tanque de água que ajuda a verificar caso esteja furado e precise ser trocado.
Após a colocação do lacre, são coladas todas etiquetas necessárias com o selo de qualidade da Inmetro, assim como o nome da empresa fabricante e garantia.
Caso o lacre seja quebrado o extintor perde sua garantia.

Cuidados com o Extintor

Devemos tomar esses cuidados tanto na hora de recarregar o extintor como na compra do equipamento.
Pra saber que a manutenção foi feita por uma empresa credenciada pela Inmetro, o equipamento deve apresentar o selo da Inmetro com o nome da empresa no rótulo, garantia, anel e lacre.
Para ter certeza que o selo colado é verdadeiro, fique de olho: o selo verdadeiro esfarela quando puxamos, já o falso não fragmenta.
Procure saber se a empresa que realiza a manutenção dos extintores de sua residência ou trabalho são credenciadas por órgãos públicos de sua cidade, e se estão de acordo com as normas de segurança. ;)

Comentários

  1. Luís Carlos dos anjos pinho12 de abr. de 2017, 12:31:00

    Boa tarde na minha empresa tenho 200 extintores posso mandar todos para recarga é ñ deixar nenhum na empresa? Ou coloco alguma cobertura para eles.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luís, tudo bem?
    É interessante você negociar com a empresa que faz a manutenção para deixar alguns extintores de reserva.
    A Zimmex não faz este tipo de serviço, fazemos apenas a venda de produtos novos.

    Agradecemos o seu contato.
    Continue de olho em nosso blog. Semanalmente trazemos dicas e novidades da área de segurança.

    ResponderExcluir
  3. MAXSUEL DOS SANTOS RIBEIRO31 de mai. de 2017, 16:36:00

    Boa noite,
    Quando a empresa recolhe os cilindros vazios ela deve devolver os mesmos cilindros recarregados?

    Como faço pra identificar se o cilindro que foi levado é os mesmos que retornou?

    Grato!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, todo esse acordo é feito diretamente com a empresa de manutenção dos extintores. Para não ter problema, sempre aconselhamos ao consumidor exigir o selo de certificação do Inmetro para comprovar que a empresa é uma empresa correta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?