Cuidados na instalação dos pisca-piscas

03

Uma das características do fim de ano é a diversidade de luzes e decorações exuberantes que tomam conta das ruas pelo mundo todo.

Contudo, apesar do clima festivo, não se pode esquecer que, mesmo nesse período do ano, incidentes costumam acontecer, atrapalhando e pondo em risco as comemorações.

No período que antecede o Natal e o Ano Novo, muitas ocorrências de incêndio que acontecem são relacionadas à má condução e instalação de enfeites natalinos que utilizam a eletricidade (os famosos pisca-piscas).

É exatamente por isso que a decoração deve ser feita com muito cuidado.

Mas como decorar um ambiente, com luzes e enfeites, sem correr tais riscos?

É importante que você planeje a instalação deles, levando em consideração aspectos como o melhor local para se colocar as luzes, o tipo de tomada presente nesse local e os objetos/móveis que cercam esse ambiente.

Normalmente, enfeites são instalados na sala, que contém móveis como sofá, racks de madeira e cortinas. Ou seja, todos feitos a base de materiais que possuem facilidade para alastrar o fogo em caso de incêndio. Por isso deixe a instalação das luzes para o mais longe possível desses objetos.

Tenha atenção à qualidade, procedência e ao tipo de produto que adquirir. Preferir produtos com o selo do Inmetro, mesmo que mais caros, pode significar mais economia e segurança “lá na frente”. Além disso, evite práticas comuns na instalação de enfeites, como deixá-los conectados na mesma tomada que abastece vários equipamentos ao mesmo tempo, ou deixar que os fios sobrecarreguem a alimentação de energia. Isso pode acarretar na sobrecarga da tomada e na geração de faíscas ou curtos circuitos, com iniciação de focos de incêndio.

Mas e se o pior acontecer e você se deparar com um princípio de incêndio, na sua casa/escritório? Nessas horas, é de extrema importância que você esteja preparado para isso. E preparação, nesse caso, significa estar equipado com os equipamentos de combate a incêndio necessários.

Os extintores de incêndio classe C (CO2) são os equipamentos mais indicados, para o combate princípios de incêndios originários de eletricidade ou materiais condutores.

Os extintores de pó químico seco BC ou ABC também são adequados para o combate a incêndios em equipamentos energizados.

Para incêndios de classe A que envolvem a madeira, tecido e materiais sólidos, em geral (como é o caso dos sofás e das mesas de sala), tenha extintores com água pressurizada, que age resfriando e abafando o fogo, extintores de pó classe ABC ou ainda o extintor de gás halogenado Fe-36.

Com atenção e cautela, você pode evitar que momentos de alegria se transformem em dores de cabeça maiores.

Para garantir a segurança do seu fim de ano, compre os produtos da Zimmex: www.zimmex.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?