Perigos e cuidados com o fogão a gás

Fogões a gás têm vantagens quando se trata de equipamentos de cozinha: possuem controle da chama e do nível de calor. Por isso são os favoritos em cozinhas de restaurantes e casas. Entretanto, o uso deles acompanha alguns problemas de segurança.

Segundo o Inmetro, os fogões são os produtos elétricos que apresentam maior incidência de relatos de acidentes.


O site Fire Extinguisher 101 também diz que cozinhar é a principal causa de incêndios domésticos e que 85% das mortes por incêndio acontecem em casa. Essas estatísticas sugerem que há um perigo considerável vindo da cozinha durante a preparação de uma refeição. Uma vez que um fogão a gás usa chamas em suas bocas, há uma probabilidade maior de que toalhas, aventais, luvas ou utensílios de plástico possam pegar fogo acidentalmente durante o cozimento. Até mesmo o próprio calor, independentemente do tipo de fogão utilizado, é uma parte perigosa do processo de cozimento. Os alimentos podem pegar fogo e a gordura pode inflamar.

Outro fator de risco é o vazamento do gás de cozinha, que com qualquer princípio de faísca pode causar incêndios ou explosões.

De acordo com norma obrigatória do Inmetro, os fogões fabricados no Brasil a partir de julho de 2006 deverem ter uma válvula de segurança instalada no forno para evitar a fuga de gás quando não há chama.

Essa válvula serve para aumentar a segurança do consumidor e evitar acidentes domésticos ocasionados em razão de vazamento de gás.

Os fogões fabricados antes desta data, mesmo não possuindo essa válvula, podem continuar sendo comercializados. É Importante ficar claro que esta inovação não torna os fogões sem a válvula impróprios ou perigosos, ela apenas aumenta a qualidade e possibilita um aumento na segurança do consumidor. Dessa forma, não é necessário que sejam efetuadas adaptações, mesmo porque tal procedimento não é seguro.

Esteja sempre preparado e seguro com os produtos da Zimmex em casa: www.zimmex.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?