Como fazer a inspeção visual de um extintor de incêndio?

Extintores de incêndio realizam uma função vital, pois oferecem uma primeira linha de defesa contra incêndios em um ambiente doméstico, local de trabalho ou outro ambiente.

A dica para ter certeza que eles estão sempre funcionando e em perfeitas condições é inspecionar visualmente os extintores de incêndio mensalmente. Assim é possível descobrir problemas com um extintor antes que precise contar com ele em caso de emergência.

03

Medidor de pressão:

Extintores de incêndio contêm material pressurizado, portanto, contam com um medidor de pressão montado na parte externa. Deve-se verificar o medidor durante uma inspeção visual para garantir que o material dentro dele ainda esteja devidamente pressurizado. Se a agulha no medidor apontar pra fora da faixa verde no indicador, o extintor deverá ser recarregado por um profissional de manutenção de equipamentos de incêndio, com a maior brevidade possível.

0301

Pino e selo:

Antes que qualquer um possa usar um extintor de incêndio, a pessoa precisa retirar um pino de metal para poder apertar o acionador do extintor. A ação de apertá-lo quebrará um selo inviolável de plástico, o que também indicará que o extintor foi usado. Um extintor usado precisa ser recarregado e inspecionado por um profissional para verificar mais cuidadosamente e garantir que funcionará corretamente no futuro.

0302

Mangueira e esguicho:

As mangueiras dos extintores são normalmente feitas de borracha e podem se desgastar ao longo do tempo e pela exposição ao sol ou calor. Verificar se a mangueira tem fissuras ou outros sinais de desgaste ajudará a prevenir vazamentos quando alguém usar o extintor, pois eles diminuem o alcance do extintor e a quantidade do material que atinge o fogo. O esguicho da mangueira também pode rachar ou secar, o que torna a pulverização incontrolável e mais difícil de ser apontada com precisão.

0303

Cilindro:

O cilindro de metal de um extintor de incêndio deve estar em excelente forma, uma vez que os problemas com essa peça podem levar a falhas no funcionamento do extintor. Problemas como dentes no metal, pontos de ferrugem, o acúmulo de produtos químicos, vazamentos de qualquer tamanho ou qualquer outro dano ao metal precisam ser verificados.

0304

Comentários

  1. Oi,
    Gostei do artigo, só queria deixar um comentário.
    Outra coisa não menos importante que se deve verificar durante a inspecção de extintores de incêndio, é o prazo de validade. Geralmente o extintor deve ir a manutenção a cada 6 meses, mas ja testemunhei casos em que o extintor ficou mais de 2 anos sem manutenção, embora o pino e selo estivessem lá. Em caso de incêndio, esse extintor não garantirá eficácia. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá Leonel, que bom que gostou! :D
    Boa observação, obrigado pelo comentário.
    Continue de olho em nosso blog. Semanalmente trazemos dicas e novidades da área de segurança.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    A inspeção visual deve ser realizada mensalmente. Onde diz que deve ser mensal?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    A inspeção visual deve ser realizada mensalmente? Onde diz que deve ser mensal?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá Vanessa, tudo bem?
    Conforme a NR23, cada extintor deverá ser inspecionado visualmente a cada mês, examinando-se o seu aspecto externo, os lacres, os manômetros quando o extintor for do tipo pressurizado, verificando se o bico e válvulas de alívio não estão entupidos, e também a sua validade, garantindo assim mais segurança para seu local de trabalho ou lar.

    Obrigado pelo comentário e continue de olho em nosso blog. Semanalmente trazemos dicas e novidades da área de segurança.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?