A importância dos detectores de fumaça

Não há maior sensação de segurança do que a de estar em casa. Mas será que seu lar é realmente seguro?

Sua casa possui equipamentos de segurança contra incêndios? Se não, nossa dica é garantir, pelo menos, os detectores de fumaça.

“Ter um detector de fumaça com alarme instalado na casa pode salvar vidas.” Essa é a frase mais repetida pelos especialistas mundiais em segurança e proteção contra incêndios.

Atualmente existem no mercado dois tipos de detectores de fumaça, os fotoelétricos e os iônicos. Nos fotoelétricos o alarme dispara quando um raio elétrico, disparado pelo interior da câmara de detecção, passa pela fumaça. Já os iônicos disparam quando a fumaça entra na câmara e a corrente elétrica produzida pela radiação dos eletrodos deixa de existir, ativando o alarme.

E qual é a melhor opção? Depende. Os icônicos detectam melhor fumaça mais leve, produzida por incêndios com muitas chamas (como a queima de gasolina e materiais combustíveis), enquanto os fotoelétricos detectam melhor a fumaça mais densa, como a queima de plásticos e madeira. Assim podemos dizer que os icônicos são mais adequados para ambientes industriais e os fotoelétricos para ambientes residenciais, ou seja, nossa casa.

Mesmo com o avanço da tecnologia, que cada vez mais produz materiais de construção com a característica de combustão lenta, estamos rodeados de artigos fabricados com materiais que queimam com facilidade e pior, que produzem uma grande quantidade de fumaça tóxica. Móveis, madeiras, plásticos, papéis, materiais têxtil, pinturas… todos esses materiais queimam produzindo gases tóxicos, como o monóxido de carbono, dióxido de carbono, cloro, óxidos de nitrogênio, dentre outros. Esses gases, em pouco tempo, produzem danos no corpo humano. Esses danos vão desde lesões em vias respiratórias, até intoxicações graves que levam à morte. A maioria dos gases solta partículas que se aderem aos nossos alvéolos pulmonares, além de conterem substâncias cancerígenas.

Segundo as estatísticas quase a metade dos incêndios nos lares se produz durante a noite, enquanto estamos dormindo. Nesses casos, como a fumaça não produz ruído, sua inalação nos envenena sem nos darmos conta, fazendo com que a nossa capacidade de reação seja quase nula. O perigo nesses casos é extremo. Por isso, opte por um detector de fumaça em sua casa, e proteja a todos que você ama.

Nada como o lar doce seguro lar <3

post-19-detector-de-fumaca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?