Luz de emergência, uma questão de segurança!
Você sabe o que é a luz de emergência e de toda a importância que ela tem na segurança de um condomínio?
Se a resposta for não, tá mais do que na hora de você saber:
A luz de emergência é um conjunto de componentes e equipamentos que proporcionam iluminação adequada para direcionar e permitir a saída segura do interior dos edifícios, em caso de queda de energia elétrica. Os sistemas de iluminação de emergência dos condomínios são de extrema importância, já que possibilitam, inclusive, que as equipes de salvamento entrem nos locais com alguma referência e iluminação de apoio.
Em Santa Catarina, os sistemas de iluminação de emergência são regulados pelo Decreto Estadual n. 4.909, de 18 de outubro de 1994 e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar, por meio de vistorias normalmente realizadas para a concessão de habite-se ou do alvará de funcionamento.
Segundo o Major Charles Alexandre Vieira, da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do Corpo de Bombeiros, nessas vistorias são analisados os projetos da edificação, que, por sua vez devem indicar a localização onde as iluminações de emergência serão instaladas. Além disso, esses profissionais verificam a instalação e o bom funcionamento dos equipamentos.
Entre as disposições do Decreto, há a recomendação para que as fontes de energia não estejam situadas em compartimentos acessíveis ao público, nem tão pouco onde haja risco de incêndio.
De acordo com o Major, existem dois tipos de iluminação de emergência: por bloco autônomo de iluminação - com fonte de energia própria – ou por luminárias alimentadas por central de baterias. “Hoje, uma opção bastante em conta são as luminárias que funcionam com lâmpadas de led”, orienta o bombeiro.
As luminárias de emergência devem obedecer alguns requisitos: os aparelhos devem resistir a uma temperatura de 70° C, por no mínimo 1 hora; os pontos de luz não devem causar ofuscamento, seja diretamente ou por iluminação refletiva; e quando utilizada luminária fechada, os aparelhos devem ser projetados de modo a não reter fumaça, para não prejudicar seu rendimento luminoso. Além disso, o material utilizado para a fabricação da luminária deve impedir a propagação da chama e a mínima emanação de gases tóxicos, quando em combustão.
Garanta um condomínio mais seguro com o produtos da Zimmex: www.zimmex.com.br
Fonte: http://condominiosc.com.br/jornal-dos-condominios/seguranca/1721-luz-de-emergencia-questao-de-seguranca?highlight=WyJsdXoiXQ==
Comentários
Postar um comentário