Por que não devemos jogar água em uma frigideira cheia de óleo quente?

Óleo e água não se misturam, e isso é verdade especialmente quando você joga água no fogo provocado por óleo para tentar apagar — o que não dá muito certo.

A reação explosiva é uma das melhores demonstrações para aulas de ciências. O Royal Institution de Londres fez isso em 2012 com a ajuda do químico Peter Wothers, que vestindo uma roupa à prova de chamas, fez as honras no topo do prédio do instituto. (Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?time_continue=290&v=NC45vREoEOg)

Wothers aqueceu meros 150 ml de óleo num bico de Bunsen até uma pequena chama aparecer. Então, ele despejou um pequeno copo de água sobre o fogo. BOOM! O RI Channel diz:

“A reação é tão violenta porque água e óleo não se misturam. Quando a água é despejada no frasco de óleo, ele afunda e, devido ao intenso calor, evapora quase instantaneamente. Com esta mudança de fase do estado líquido para o estado gasoso, a água expande seu volume em 1.700 vezes, e força o fogo acima dela a ir para cima. Isto oxigena o óleo e cria a chama enorme…”


É impressionante como esta mudança de fase acontece, mas vê-la numa escala menor, em câmera lenta, é totalmente hipnótico.

Em 2009, os cientistas do G.W. Pritchard Labs, na Universidade Estadual de Pensilvânia decidiram olhar mais de perto o fenômeno, com resultados que saltam aos olhos. Eles filmaram bem de perto os vários estados da reação, usando vídeo de altíssima velocidade, capturando 3.000 quadros por segundo.

Quando a primeira gotinha atinge o óleo quente, como a temperatura do óleo é maior que o ponto de ebulição da água, você vê um efeito de expansão inicial pequeno, à medida que a água passa por uma rápida transição do líquido para o gás.

1420341409454571153

Em algum ponto, esta mudança de estado atinge um ponto crítico e você vê uma expansão dramaticamente explosiva.

1420341409522561681

Depois, a gota irá colapsar, devido à pressão mais alta do óleo envolta, mas então se expande novamente. E colapsar. E expandir novamente. É um ciclo vicioso.

1420341409950422673

O ciclo acaba quando atinge a instabilidade máxima: finalmente, a bolha de vapor irá subir o suficiente para atingir a superfície. É aí que você ouve um barulho e o óleo quente se espalha para todo lugar — o que pode causar algumas queimaduras de terceiro grau.

 

Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/gota-dagua-oleo-quente/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

A câmera de segurança ideal!