Incêndios por curtos circuitos sobem em 2015

02

O número de incêndios por curtos circuitos aumentou muito em 2015, de acordo com uma pesquisa realizada pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – órgão nacional que levanta dados estatísticos sobre acidentes com eletricidade desde 2007). Em relação a 2014, o aumento de números de incêndios gerados por curtos circuitos foi quase de 50% (de 295 incêndios originados por um curto circuito ou sobrecarga em 2014, esse número subiu para 441 em 2015)! As mortes, infelizmente, também apresentaram um aumento significativo, de 20 para 33 mortes, (+ de 60%).

A pesquisa também levantou a incidência por estado, onde o Sudeste teve o maior percentual de mortes por curto. Veja:

Imagem1_inc

Normalmente a causa desse tipo de acidente se deve às instalações elétricas antigas, excesso de equipamentos plugados em uma mesma saída de energia (tomada), gambiarras e falta de manutenção.

 

E para prevenir a melhor recomendação é a revisão revisão nas instalações elétricas residenciais a cada 5 anos, no mínimo, sempre feita por um profissional capacitado. Outra dica é nunca sobrecarregar benjamins (T’s) , ou mesmo extensões, com vários equipamentos em uma mesma tomada. Esta prática, comum na maioria das casas, causa sobrecarga, aquecimento dos fios, curto circuito e a evolução é o incêndio.

Além disso tudo, é sempre importante manter a sua casa e local de trabalho seguros! Como? Tenha sempre extintores e equipamentos de combate a incêndios em mãos ;)

Garanta a segurança que precisa com os produtos da Zimmex: www.zimmex.com.br

 

Fonte: http://revistaincendio.com.br/incendios-por-curtos-circuitos-dao-sobem-em-2015/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?