Você sabe por que a espuma é tão eficaz contra o incêndio?

001Em um incêndio a espuma age de duas formas: por abafamento que reduz ou elimina o oxigênio existente próximo ao material combustível, e por resfriamento, que absorve e diminui a temperatura do local em chamas e da área circundante. Além disso, a espuma ainda cria uma barreira isolante que separa os combustíveis do oxigênio! Toda essa eficácia deve-se à fluidez e rapidez da expansão da espuma.

Em geral, esse sistema é instalado em refinarias, áreas de carregamento e tanques de estocagem de combustível, bacias de contenção, aeroportos e mais.

A espuma é um conjunto de pequenas bolhas que têm densidade menor que a da água. Ela é composta de água, ar e Líquido Gerador de Espuma, que pode ser composto de várias formas (dependendo do inflamável).

Combater o fogo com esse produto não é nenhuma novidade: há registros que mostram que em 1877 ocorreram experiências com a espuma para extinção do fogo, mas, pela falta de prática da utilização, o método acabou sendo deixado de lado. O estudo só foi retomado com a descoberta do petróleo.

Fonte: Revista incêndio Edição 130 | Maio 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?