Bombeiros podem multar edifícios e estabelecimentos irregulares

Bombeiros podem multar

A Lei Estadual 16.157, que ficou conhecida por conceder poder de polícia administrativa ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, determina novas normas de segurança contra incêndios em edificações e permite que os bombeiros multem e interditem estabelecimentos comerciais e residenciais multifamiliares (prédios de apartamentos) que não estejam de acordo com as normas de segurança.


As medidas de segurança contra incêndio que devem ser encontradas nas edificações variam de acordo com as características da construção (principalmente quanto ao uso, à altura e à área do prédio). Mas alguns itens são indispensáveis para garantir a segurança em seu prédio ou empresa:


Extintor: a altura máxima de fixação é de 1,6m e a mínima é de 0,1m. Eles devem estar desobstruídos e sinalizados. Cada pavimento deve ser protegido por, no mínimo, duas unidades extintoras distintas, sendo uma para incêndio de classe A e outra para classes B/C ou duas unidades extintoras para classe ABC.


Sinalizador de emergência: orienta as ações de combate e facilita a localização dos equipamentos e das rotas de saída para o abandono seguro da edificação em caso de incêndio.


Nas rotas de fuga: os corrimãos devem ser contínuos nos patamares e devem ter as extremidades voltadas para a parede.


Iluminação de emergência: os pontos de iluminação de emergência devem ser instalados a cada 15m, nas mudanças de direção e em cima das portas de saída.


Detecção e alarme de incêndio: apesar de serem muito importantes, eles não são exigidos para edificações com área inferior a 750m2. Mas segurança nunca é demais.


Hidrantes: Eles também não são exigidos para edificações com área inferior a 750m2 com até 12m de altura.


Agora que você já tem a lista de itens básicos de segurança, entre em contato conosco e adquira os melhores produtos para sua residência ou empresa.


Fontes: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=264022


http://www.corpodebombeiros.sp.gov.br/internetcb/Downloads/Cartilha_de_Orientacao.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

A câmera de segurança ideal!