Brasil: 65% a mais de queimadas em 2016

Brasil: 65% a mais de queimadas em 2016

Em relação ao mesmo período do ano passado (1º de janeiro a 5 de agosto), 2016 já registrou mais de 53 mil focos de queimadas e incêndios florestais, aumento de 65%. O registro foi feito pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e pela unidade de pesquisa do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).


Segundo o coordenador, o pico das queimadas é em setembro, ou seja: o país ainda estava no início da temporada de queimadas quando os dados foram registrados. É necessária maior conscientização da população a respeito do risco de grandes queimadas surgirem a partir de um foco de fogo na vegetação. Não jogar xepas de cigarro na estrada e não eliminar lixo com fogo são atitudes essenciais para a prevenção das matas.


Pesquisadores afirmam não saber como este ano terminará porque, do ponto de vista climático, a situação está mais difícil, já que há pouco volume de chuvas em decorrência do El Niño. O fenômeno está associado ao aquecimento das águas do Oceano Pacífico equatorial, alterando os ventos e o regime de chuvas, como já explicamos aqui: http://migre.me/uZXU6


Fonte: Revista Incêndio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?