Prevenção em escolas
A prevenção é o melhor caminho para evitar acidentes!
Estima-se que os jovens passem cerca de 5h dentro das escolas e esse número deve crescer, uma vez que as escolas aumentaram as ofertas de período integral. E na medida em que as horas dentro da instituição aumentam, cresce também a exigência dos pais.
As escolas são obrigadas por lei estadual e nacional a manterem planos de abandono e emergência contra fogo, assim como qualquer outro estabelecimento. Hoje os temas “segurança e prevenção” estão cada vez mais recorrentes nas escolas, principalmente nas de ensino particular. Como o público que frequenta este local, em geral, são crianças, o risco é potencialmente maior. Por isso os planos de prevenção devem ser ainda melhores.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Rogério Duarte, o treinamento de brigadistas de incêndio em escolas já é realizado para a população fixa (professores, secretários, coordenadores pedagógicos, inspetores de alunos, etc).
O comandante Antônio dos Santos acredita que a prevenção deve estar sempre em pauta e inclusa na grade curricular, e, além de estrutura de combate a incêndios, rotas de fuga e equipamentos, as escolas devem investir também em treinamentos de prevenção com toda a cadeia educacional, inclusive com os alunos. Dessa forma, as crianças conseguem replicar o que foi aprendido em outros ambientes, principalmente em casa (as estatísticas apontam que 82% dos acidentes domésticos são com crianças de 0 a 10 anos).
Fonte: Revista Incêndio Edição 134
Comentários
Postar um comentário