Classificação dos incêndios

tipos de incendioPara facilitar a prevenção e o combate a incêndios, foram classificados os incêndios em quatro classes: A, B, C e D. E agora você pode compreender um pouco melhor as características de cada um deles e seu modo de extinção:

Incêndios de Classe A:

São os incêndios de combustíveis sólidos em geral: papel, madeira, tecidos e fibras. Quando queimam, eles deixam cinzas e brasas.  Para acabar com esse tipo de incêndio, deve-se usar o agente extintor água para resfriamento e inundação.

Incêndios de Classe B:

São os incêndios em líquidos combustíveis inflamáveis: gasolina, óleos, querosene, álcool e tintas. Quando queimam, eles não deixam resíduos. O método para extinguir incêndio como esse é com abafamento, ou seja: a retirada ou impedimento da alimentação do oxigênio na base do fogo.

Incêndios de Classe C:

São os incêndios em equipamentos elétricos com energia elétrica ligada e que oferecem risco de eletrocussão ao operador. Para sua extinção, é necessário um agente extintor não condutor de eletricidade.

Incêndios de Classe D:

São os incêndios em metais pirofóricos como magnésio, selênio, antimônio, zircônio, lítio, cádmio, potássio, alumínio em pó, zinco, titânio, etc. Para sua extinção, são necessários agentes extintores especiais que se fundem em contato com o metal combustível, formando uma capa que o isola do ar atmosférico, interrompendo a combustão.

Fonte: https://goodfire.wordpress.com/2010/09/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?