É preciso identificar comportamentos de risco
É necessário identificar os comportamentos de risco no trabalho antes que eles se tornem acidentes!
Eles são praticados diariamente por indivíduos que não adquiriram o hábito da prevenção. Os comportamentos mais típicos que podemos citar são:
· Executar atividades sem o uso de EPIs;
· Fumar próximo aos produtos inflamáveis;
· Obstruir hidrantes e extintores;
· Não utilizar cinto de segurança ou dirigir veículos em excesso de velocidade e fora das normas de segurança;
· Operar equipamentos sem a devida autorização, capacitação ou habilidade necessária;
· Transportar sobrepeso;
· Utilizar ferramentas ou EPI que já não estejam em condições seguras de uso;
· Agir com desatenção durante a realização da atividade;
· Ritmo acelerado e rotina estressante de trabalho que comprometem a concentração na atividade;
· Improvisar ferramentas ou maquinário.
Geralmente os comportamentos de risco estão associados à falta de percepção e também pela inexistência de métodos e medidas eficientes de proteção e prevenção de acidentes.
A falta das normas de segurança, bem como o vício no comportamento de risco no ambiente de trabalho podem acarretar lesões sérias e acidentes graves ao trabalhador, além de que, outras pessoas que interagem no ambiente poderão ser atingidas direta ou indiretamente por um possível “acidente”.
A empresa, dependendo das circunstâncias do acidente, mesmo em se tratando de um comportamento de risco praticado por algum trabalhador, poderá ser severamente penalizada na justiça, comprometendo o seu próprio desenvolvimento. Além disso, a imagem da empresa pode ficar arranhada para sempre.
Para evitar esse tipo de comportamento que é capaz de comprometer a gestão da empresa, é necessário contar com políticas de segurança desenvolvidas dentro do estabelecimento. Em empresas maiores, profissionais da área de Segurança do Trabalho são a solução à nível obrigatório (NR 4), a fim de oferecer aos trabalhadores orientação, supervisão e atenção continuada relacionada à atividade desempenhada.
A maioria dos acidentes podem ser evitados através de medidas de proteção e prevenção, de acordo com o cenário de trabalho e suas necessidades específicas. Para evitar os comportamentos de risco, é preciso que o profissional de Segurança do Trabalho esteja atento para perceber os riscos, muitas vezes, ocultos em situações do cotidiano.
Fonte: segurancadotrabalhonwn.com
Comentários
Postar um comentário