Calçados de segurança

calçados de segurança

O uso do EPI para prevenção de acidentes já é bastante conhecido, e mesmo com todas as suas boas características, o uso inadequado ainda é um problema. Como é o exemplo dos calçados de segurança mau utilizados: o uso de um calçado sem biqueira em um ambiente de trabalho onde o risco de queda de objetos sobre os pés é alto, se torna um descaso com a saúde do funcionário, por exemplo.

Devido à grande variedade de modelos, é preciso ficar atento às características específicas do produto e indicações de uso do Ministério do Trabalho, para que não corra riscos de, em vez de o equipamento proteger o usuário, causar uma lesão.

Para atender o mercado de forma mais efetiva, atualmente existem: sapatos, botinas, botas, sandálias, tênis entre outros. Todos voltados para alguma proteção específica e indicados para determinados ambientes e trabalhos O uso dos EPIs está previsto na NR-6 do Ministério do Trabalho!

O Ministério do Trabalho classifica os calçados conforme a função que cumprem:

SB – segurança;

PB – proteção;

OB – ocupacional.

Todos visam a garantia da integridade do profissional contra um grupo de riscos, que podem ser divididos como:

Riscos físicos - quedas, escorregamentos, golpes, impactos, cortes, calor, chama, frio, eletrocussão, acumulação de energia e exposição à radiação, entre outros;

Riscos químicos- alergias, irritações, doenças cronicas, contaminações, penetração de líquidos;

Riscos biológicos - desenvolvimento de germes, aparecimento de fungos e bactérias e função de suor e umidade.

Com base nesses riscos é que o empreendedor saberá qual calçado é o ideal para proteger seus colaboradores conforme a sua função.

É importante ressaltar que não só os calçados devem respeitar as especificações de uso como também todos os outros EPIs e EPCs, já que só assim podem realmente garantir a segurança do indivíduo.

Além de uma avaliação de risco, o mapeamento da aérea é fundamental dentro da empresa para se criar os parâmetros de segurança de cada atividade ou setor.

Veja no quadro abaixo um exemplo de como sinalizar o mapeamento da área conforme o seu risco:

mapa-de-riscos

Empresas que não cumprem a legislação, além de expor o funcionário a doenças ocupacionais ou acidentes (que podem ser leves ou até mesmo fatais) poderão sofrer prejuízos, como penalidades aplicadas pelo Ministério do Trabalho, e para cada infração existe um código, valor e multa, que é calculado de acordo com o tipo de infração e número de colaboradores trabalhando de forma "irregular".

Atualmente os calçados de segurança acompanham as necessidades do mercado, o que reflete em mais segurança, ergonomia, resistência durabilidade e design.

Entre em conosco e adquira mais segurança para sua empresa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?