O anúncio de um incêndio

alarme de incendio

Os dias vão passando e a precisão em sistemas de detecção de incêndio só melhora!

A proteção e segurança do seu lar começa por uma detecção rápida e eficiente, ajudando quem estiver no ambiente a ter uma reação de fuga mais rápida.

Com a grande evolução tecnológica dos últimos tempos, os produtos para as primeiras etapas de combate ao incêndio e abandono de local estão ficando mais sofisticados. E não é à toa que esses sistemas têm merecido uma atenção especial.

Além de sinais visuais e sonoros, alguns alarmes também têm o poder de acionar dispositivos que ajudam a controlar a fumaça, pressurizar escadas, abrir e fechar portas, acionar sprinklres e etc.

A detecção começa a partir de fenômenos físicos, como o aumento na temperatura do ambiente, e da produção de fumaça e fuligem. Por isso é importante que a sensibilidade do aparelho esteja sempre ajustada para evitar alarmes falsos, ou o atraso do alarme em um incêndio real.

Quando se fala em transmissão e processamento de informações, existem diversos tipos de alarmes, tanto os digitais, citados anteriormente, como os manuais, que veremos a seguir:

O alarme manual pode ser acionado por quem estiver por perto, informando assim a central da ocorrência. A desvantagem desse tipo de alarme é o acionamento irresponsável, resultando em chamadas indevidas para a central e alarmando um falso incêndio.

Já os modelos de sistemas endereçáveis utilizam técnicas de codificações que reconhecem o tipo de dispositivo acionado (detector, acionador, manual ou outro) e informa exatamente o local alarmado.

A grande revolução dentro do setor de alarmes veio com o sistema microprocessado, que é conhecido também como sistema inteligente. Esse sistema gerencia muita informação detalhada ao mesmo tempo e as transmissões são feitas em alta velocidade. Além disso, o sistema wireless está sendo incorporado aos poucos na comunicação entre sistema e central. Ele é indicado para locais com funcionamento ininterrupto, como hotéis, clubes, fábricas e etc. Ele também funciona bem com edificações antigas em que a instalação de outros tipos de alarme possam comprometer o acabamento original da infraestrutura do local.

Para saber o que é preciso para garantir a segurança contra incêndio, primeiramente é preciso ver o que decretos estaduais exigem. As exigências são feitas conforme o tamanho e uso das edificações. Mas elas sozinhas não bastam, é preciso investir em projeto de segurança e instruções técnicas.

Lembre-se: segurança nunca é demais!

Revista Incêndio Edição nº 129

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?