Capacetes de segurança!

capacetes de segurança

Item de segurança utilizado desde os tempos medievais, os capacetes são utilizados como EPI há aproximadamente 120 anos. O primeiro registro de seu uso para proteção aconteceu quando Edward Dickinson Bullard projetou capacetes de couro para proteger as cabeças dos trabalhadores de sua empresa na Califórnia.

No Brasil, somente a partir de 1978 é que os capacetes passaram a fazer parte de uma Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho, a NR 6. Além de tornar o fornecimento do EPI obrigatório dentro das empresas com risco ao crânio, define os diferentes tipos de proteção que eles precisam contemplar:

- Contra impactos de objetos sobre o crânio;

- Contra choques elétricos;

- Proteção do crânio e face contra agentes térmicos.

Desde 2009, os capacetes somente podem ser comercializados no Brasil se atenderem ao padrão de qualidade nacional atestado por laboratórios acreditados e com selo do INMETRO.

 

Os capacetes podem ser classificados em uma categoria conforme suas características de proteção. São elas:

- Classe A: oferecem apenas proteção contra impactos e agentes térmicos;

- Classe B: tem as mesmas características da classe A, protegendo também contra arcos elétricos. Por essa razão que os capacetes classe B podem ser utilizados por qualquer trabalhador.

Ambos são fabricados com o mesmo material, o polietileno. O que diferencia um do outro é a sua espessura.

Existem também diferentes formatos de capacete:

- Tipo I: com aba total, para proteção da nuca. Dificulta o acoplamento de acessórios, como abafadores de ruídos;

- Tipo II: com aba frontal;

- Tipo III: sem aba.

 

Dicas de uso:

- Os capacetes devem ser usados com a aba frontal virada pra frente;

- Deve-se observar se o casco está rachado. Se estiver, é necessário a substituição imediata do EPI;

- Não usar bonés e gorros sob o capacete;

- O EPI deve ser higienizado apenas com sabão neutro;

- Não alterar a coloração do casco;

- A suspensão do capacete deve ser ajustado antes do uso;

- Conferir a classe do capacete, que deve estar gravada no casco ou aba.

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