Capacidade extintora

capacidade extintora

Saber a capacidade extintora é fundamental para que a eficácia de combate ao fogo seja suficiente em caso de incêndio.

É obrigatório ter no rótulo do extintor de incêndio a sua capacidade extintora, atributo a ser considerado no momento da escolha de qual equipamento deve ser utilizado para compor o seu projeto de segurança contra incêndio. A falta de informação pode induzir ao erro, o que pode compromete a eficácia para extinguir o fogo logo no princípio.

A definição de capacidade extintora pode ser resumida como uma das formas de medir o poder que determinado extintor tem sobre o fogo. Obtida durante análise realizada em ensaio normalizado segundo a ABNT NBR 15808 (extintores portáteis) e ABNT NBR 15809 (extintor sob rodas), os testes consistem em incendiar uma quantidade de material combustível e utilizar o extintor para apagá-lo. Ressaltando que as chamas precisam ser totalmente extintas.

Os extintores do tipo classe A que são indicados para materiais sólidos que deixam resíduos, como madeira, papel, tecido e borracha, são testados com engradados de madeira.

Os extintores do tipo classe B, que são indicados para líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis, são testados em cubas de laboratório contendo n-heptano.

Os extintores do tipo classe C, que são indicados para equipamentos elétricos energizados, não têm um número indicativo de capacidade.

A nomenclatura dada para a capacidade extintora é formada por uma unidade numérica + letra da classe de fogo. Por exemplo: 2-A, 20-A, 5-B, 80-B, 30-C e etc. Essa nomenclatura não tem relação matemática direta ou proporcional ao volume do material ou carga do equipamento em quilos. A nomenclatura é dada de acordo com o "tamanho" do fogo inicial, em uma escala crescente.

O extintor do tipo ABC vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de combate ao incêndio por ser polivalente. Se em sua nomenclatura houver a indicação 2-A 20-BC, por exemplo, quer dizer que possui capacidade extintora 2 para classe A e 20 para classe B, além de poder ser usado em equipamentos elétricos.

É preciso entender que um extintor 20-BC com 8 kg de carga tem exatamente a mesma eficiência para controlar chamas de um extintor com a mesma capacidade extintora de 6 kg. A variação na qualidade do extintor acontece mesmo na estrutura adotada por cada fabricante, e sua combinação dos elementos: mangueira, formato de recipiente, o aço utilizado. Sendo que o extintor que deve ser comprado tem que atender as normas e atinja a capacidade prevista.

Fonte: Revista Incêndio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?