Desmascarando os mitos da câmera IP
Ao buscar mais segurança para sua casa ou lar, é normal se deparar com vários equipamentos e termos pelos quais não se tem entendimento. E quando falamos de câmera, é impossível não ficar cercados de dúvidas.
Junto com as dúvidas, vêm as pesquisas, e com elas, os mitos, que muitas vezes atrapalham na decisão para a aquisição do equipamento certo.
Para começar a desembaralhar o problema, vamos falar das câmeras IP:
- O preço é elevado em comparação com os modelos analógicos!
Se for levado em consideração apenas o custo da câmera IP, sim, ela é mais cara!
Porém, seu corpo mais robusto pode garantir mais durabilidade e menor investimento em manutenção do que as outras.
- Elas não são confiáveis!
Uma preocupação é a questão da confiabilidade, devido às câmeras estarem ligadas a uma rede. Os sistemas CFTV geralmente são conectadas em redes exclusivas para esse propósito, aumentando a estabilidade e integridade do sistema.
- Elas estão expostas a hackers?
Realmente esse perigo existe, mas com a tecnologia da criptografia cada vez mais sofisticada, os riscos são cada vez menores! Outro ponto importante é a adoção de uma política de geração de novas senhas, e por fim a implantação de um firewall para a rede de CFTV.
- Minha rede vai ficar sobrecarregada com o uso de câmeras IP!
O ideal é usar uma rede paralela exclusiva para a transmissão dos dados de vídeo, deixando a rede de trabalho disponível para as demais funções da organização.
Caso isso não seja possível, é possível compartilhar a rede e gerar fila de prioridades para os pacotes de rede. Não é o cenário ideal, mas pode “quebrar um galho”.
Comentários
Postar um comentário