As consequências da eletricidade no corpo humano


Todo mundo ao menos uma vez na vida já recebeu um choque elétrico. A sensação não é nada agradável, não é? Quem trabalha com energia elétrica precisa ter uma série de cuidados e não obedecer as normas de segurança de manuseio e exposição pode custar a vida.

A eletricidade age de forma rápida e, em muitos casos, mortal. Veja algumas consequências da eletricidade no corpo humano:

Queimaduras – Dependendo do poder da corrente elétrica, o grau das queimaduras variará. Muitos materiais são condutores de eletricidade, o que permite que ela viaje com mais velocidade pelo corpo, chegando mesmo a queimar peças de roupa. A eletricidade gera calor no corpo, por isso, além das queimaduras externas, podem ocorrer queimaduras em órgãos internos.

Contrações e deterioração do sistema nervoso – Não é somente a pele que é atacada. O sistema nervoso também é afetado seriamente. O choque elétrico faz com que o sistema nervoso entre em curto. Esse é um dos motivos que a pessoa que leva o choque não consegue se soltar do local e se afastar.

Afeta o coração e pulmão – Da mesma forma que impulsos elétricos são usados para trazer de volta à atividade um coração, eles podem fazê-lo parar. Outro músculo que poder ser “congelado” devido ao choque é o diafragma, o que impede a respiração, podendo levar a vítima a uma parada respiratória.

As consequências para o corpo são sérias e incapacitantes. Por isso, é indispensável o uso de EPIs adequados. Não os dispense nunca! Eles podem salvar a sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?