Quero ser bombeiro comunitário, e agora?

bombeiro comunitário

Sim, é possível ser um bombeiro comunitário! :D

O curso oferecido pelo Corpo de Bombeiros de Bombeiro Comunitário tem o objetivo de capacitar cidadãos nas áreas de prevenção e reação a incêndios e acidentes diversos onde existam vítimas, além de formar uma força organizada para reação em situações de emergência e calamidade pública.

O curso é composto de palestras e treinamentos, visando minimizar os efeitos desastrosos de primeiros atendimentos realizados por leigos, reforçando também a cultura prevencionista nas comunidades, o que acaba proporcionando mais segurança e melhoria na qualidade de vida da população.

Depois de concluídos os créditos dos cursos Básico (CBAE) e Avançado (CAAE) de Atendimento a Emergências - Prevenção e Combate a Incêndios, Primeiros Socorros, Noções de Salvamento e Prevenção de Acidentes, que tem a carga horária de 382horas/aula que são dadas em horários flexíveis, no dia e horário mais adequado para cada turma, os alunos começam o estágio operacional supervisionado nas viaturas do Corpo de Bombeiros Militar, o que proporciona a experiência, aproximando o aluno de situações reais, dando a ele uma condição psicológica desejada para agir corretamente quando se deparar com uma situação emergencial, permitindo assim que ele tome ações iniciais que poderão evitar ou minimizar as consequências de um acidente ou incêndio.

Após a conclusão do curso, os bombeiros comunitários podem atuar como voluntários nas viaturas do CBM, com base na Lei 9.608/98 (Lei do Voluntariado), auxiliando o efetivo militar.

Quem pode fazer o curso?

Homens e mulheres com no mínimo 18 anos, com o 2º grau completo e que estejam em dia com as obrigações civis e militares e que gozam de bom conceito e irrepreensível conduta perante a comunidade.

Ficou interessado?

Entre em contato com o Corpo de Bombeiros da sua cidade, veja se o curso de Bombeiro Comunitário está disponível e inscreva-se.

Fonte: https://portal.cbm.sc.gov.br/index.php/bombeiro-comunitario

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?