Como apagar um incêndio sem extintor

03

Você bobeou e não se preveniu com os produtos da Zimmex?

Mesmo assim somos queridos e vamos te dar algumas dicas para acabar incêndios, mesmo sem extintor. :)

Para queimar, o fogo precisa de uma substância combustível, uma fonte de calor e um suprimento constante de oxigênio. Por isso, algumas coisas que podem funcionar na hora da emergência são:

- Agentes extintores: Você pode usar areia ou terra para apagar pequenos incêndios. Nunca use água em um incêndio de óleo, pois ela evaporará e carregará as partículas de gordura queimadas. Também nunca use água sobre um incêndio elétrico, pois a água conduzirá a eletricidade e isso resultará em um choque potencialmente mortal. Antes de tentar apagar um incêndio causado por problemas elétricos, seque as mãos e desligue o disjuntor, se ele não estiver muito perto do fogo. O bicarbonato de sódio é um agente extintor eficaz para incêndios em gordura. Quando evaporado, ele cria um vapor de dióxido de carbono que desloca o oxigênio disponível.

- Abafando o fogo: Pode não ser possível interromper a fonte de combustível do fogo, como uma tomada sobrecarregada ou uma panela de gordura. Nesse caso, tente abafar o fogo, cortando seu suprimento de oxigênio. Nos primeiros estágios do incêndio, use um grande cobertor, uma colcha ou um tapete. Trabalhe rapidamente para evitar que o fogo se espalhe. Caso tenha um cobertor não-inflamável, use-o. Para pequenos incêndios causados por gordura, use uma tampa de panela de metal para cobrir a gordura restante que ainda não pegou fogo. Nunca use vidro, pois ele pode explodir em pequenos pedaços se ficar muito quente. Também nunca tente mover um objeto queimado antes de apagá-lo, para não correr o risco de espalhar o fogo.

E para não dar bobeira da próxima vez, tenha sempre extintores da Zimmex em casa! www.zimmex.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?