Com procura em alta, extintores vencidos são vendidos como novos

04

Desde o final do ano passado, a obrigatoriedade do uso de extintores de incêndio com carga ABC nos veículos tem sido motivo de preocupação. Com a falta do produto, alguns estabelecimentos praticaram preços abusivos.

Mas os Detrans alertaram para um outro problema: extintores adulterados! Confira abaixo como saber se o extintor é regular:

De acordo com a Associação Nacional dos Detrans (AND), apenas no Paraná são pelo menos 10 casos por dia nas vistorias. A adulteração é feita na data de fabricação, validade ou no tipo do extintor, que deve ter validade de 5 anos. Algumas pistas de irregularidade são sinais de raspagens ou adesivos colocados por cima das datas.

“Nossos vistoriadores têm flagrado casos em que o cidadão chega com o extintor recém comprado e que está com a data de validade adulterada”, afirmou o presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Marcos Traad, que é do Detran-PR.

Extintores falsificados foram apreendidos recentemente em Mato Grosso - dois homens foram presos com 270 unidades.

Também já foram constatados casos de falsificação em São Paulo, onde a polícia fez apreensões em São José dos Campos e São Carlos. Em Jundiaí, também em São Paulo, o falsificador mudou os rótulos para o novo tipo ABC, usando um CNPJ que não existe. Em Minas Gerais, um homem foi preso com quase 100 unidades com vencimento adulterado de 2014 para 2020.

 

DICAS PARA SABER SE EXTINTOR É REGULAR

1)      Todas as informações que constam no corpo do extintor são pintadas nele: na falsificação, segundo a Associação dos Detrans, as informações originais são raspadas e um adesivo é colocado por cima.

04-01

2)      Há informações sobre validade e/ou fabricação em 3 lugares: O extintor vale por 5 anos. A data aparece no corpo do equipamento, pintada, e não adesivada, com informação de semestre e ano. Além disso, há marcação do ano no fundo do extintor, em baixo relevo. E a data de fabricação aparece junto ao medidor. No extintor adulterado, segundo a Associação dos Detrans, há sinais de raspagem e adesivos são colocados por cima.

04-02

3)      Selo do Inmetro: O único adesivo que consta no extintor é o selo do Inmetro, onde há os dados do fabricante, inclusive um telefone de contato.

04-03

Fique de olho! Compre na Zimmex e tenha garantia de qualidade! www.zimmex.com.br

 

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?