Utensílios que você deve ter em casa em caso de emergência

04

 

Um lar é um local em constante mudança. A todo momento é preciso realizar alguma reforma, alteração ou mesmo um pequeno conserto. São as pequenas emergências do dia a dia, que exigem resposta rápida para que não se transformem em grandes transtornos no futuro. Por isso, alguns acessórios são fundamentais para serem mantidos em casa, prontos para uso em qualquer eventualidade. Alguns desses acessórios podem ajudar inclusive em casos mais graves, como em acidentes. Confira a lista abaixo e veja se você tem todos esses itens.

Lanterna e velas

A energia na sua rua (ou no seu prédio) cai sem aviso prévio, por causa da chuva ou de algum acidente. A lâmpada de algum cômodo estoura justamente quando você estava procurando alguma coisa. Não faltam são exemplos práticos (e comuns) de como é fundamental ter uma lanterna em casa. Na hora do aperto, você vai precisar dela. Por isso, é importante que ela fique em um lugar fácil de ser encontrado no escuro. Como opção, valem também as tradicionais velas. Só não se esqueça de deixar a caixa de fósforos por perto.


 Pilhas e carregadores

Se a lanterna é fundamental para alguns momentos de emergência, o que dizer das pilhas, que são sua fonte de energia? Muitas vezes, elas podem ser úteis para colocar outros equipamentos em funcionamento, quando faltar energia. Hoje em dia, mais prático do que comprar uma porção de pilhas comuns é escolher as recarregáveis, além de um carregador. Com essa dupla, você sempre estará prevenido para fazer ligar aparelhos de som, brinquedos e outros. Ah, e claro, para manter as lanternas acesas também.


Caixa de ferramentas

Uma dobradiça que solta, uma peça que enguiça, um chuveiro que precisa ser trocado. Tudo isso pode ser resolvido com uma caixa de ferramentas básica, que contenha chave de fenda, chaves Philips de diversos formatos, martelo, chave inglesa e um alicate, além de outros itens. Eles são importantes para instalar, fixar ou mesmo reformar alguns itens da casa e, em alguns casos, não exige prática tampouco habilidade. Basta um pouco de iniciativa e firmeza nas mãos e pronto: aquele pequeno probleminha pode ser resolvido. E sem gastar uma fortuna chamando alguém para fazer o serviço.


 Lista telefônica

Ok, está certo: depois do advento da internet, quase ninguém mais liga para esse item quase pré-histórico. Mas a verdade é que não custa mantê-lo guardado para alguma emergência. Na falta de energia elétrica ou com queda do sinal, você muitas vezes pode precisar checá-lo para alguma coisa, inclusive para sérias emergências, como em caso de algum acidente em casa: por isso, não se acanhe: mantenha a lista telefônica guardada, bem próxima ao telefone para fazer suas consultas, quando necessário. Essas coisas antigas costumam funcionar melhor do que a encomenda.


 Escada

Esse item é sempre útil em qualquer tipo de emergência. Desde as mais triviais, como trocar uma lâmpada, até as mais graves, como obter acesso a alguma saída de caso, em caso de acidente. Para pintar tetos e paredes, para reformar o telhado ou consertar a antena de TV, não importa. Ter uma escada em casa é garantia de não precisar encher o saco do vizinho toda vez que houver um problema em casa. Basta pegar a sua e pronto. Hoje em dia, existem vários modelos dobráveis, que cabem em qualquer lugar e são uma mão na roda.


 Extintor de incêndio

Estar prevenido nunca é demais! Ter um extintor de incêndio em casa pode garantir que um pequeno acidente com fogo não vire um incêndio!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?