Qual o calçado ideal para dirigir?

02

O verão ainda não acabou, por isso não existe melhor sapato para passear do que os chinelos, afinal, são fresquinhos e confortáveis.

Mas será que essa é a melhor opção para a segurança no trânsito?

De acordo com a entidade de segurança viária, não importa a situação: se numa pista de corrida, se a caminho do trabalho, da balada ou da viagem de férias; ou mesmo deixando a areia da praia, o sapato correto para dirigir tem que garantir que o condutor possa sentir os pedais, sem qualquer risco de escorregar para garantir a segurança de todos.

Os chinelos, as sandálias (como as tradicionais rasteirinhas) e os saltos não devem serem adotadas no volante. Esses tipos de sapatos são proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Um questionamento muito comum de motoristas é se eles podem dirigir descalços. E a resposta é que não há impedimento legal para dirigir descalço, mas a situação pode trazer desconfortos e não garantir muita segurança, já que o pé precisa de conforto para apertar os pedais.

E se há riscos com o pé no chão, com os pés no alto, o perigo dos saltos e das plataformas também é grande, já que anabelas, plataformas, tamancos, podem dificultar a avaliação da distância dos pedais e também a noção de força ao acioná-los. E ainda há os riscos deles enroscarem nos pedais.

Outro importante cuidado ao escolher o sapato que vai usar ao dirigir diz respeito à atenção ao solado do sapato. O solado não pode ser escorregadio, liso demais.

Um último alerta é quanto aos dias de chuva. Se você entra no carro com os sapatos molhados, o ideal é que enxugue bem a sola do sapato. Solados molhados não têm aderência em algumas superfícies. Por isso a dica é manter sempre um pano seco para isso no carro

Agora, se você não abre mão de nenhum desses calçados, o ideal e seguro é ter um modelo fechado, sem salto e sem chance de escorregar dentro do veículo, para usá-lo na direção, durante o deslocamento.

Todo mundo pode e deve comprar e usar o que quiser, mas a segurança deve prevalecer em relação à estética, pelo menos na hora de dirigir. Um salto enroscado no pedal do freio pode ser a causa de um acidente com graves consequências, é importante pensar nisso ;)

 

Fonte: http://www.onsv.org.br/noticias/existe-um-sapato-ideal-para-dirigir-o-observatorio-orienta/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?