Como os bombeiros apagam os incêndios?

04

Você sempre se perguntou como é o processo para os bombeiros apagarem  incêndios? Hoje você vai descobrir:

 

- Analisando o incêndio

Antes de tomar qualquer atitude, ou de que qualquer ação de combate ao fogo possa ser realizada, os bombeiros precisam avaliar o incêndio para determinar a melhor maneira de combatê-lo. Para isso eles analisam quais as melhores medidas para conseguir resultados rápidos e seguros. Como eles fazem essa analise? Olham a cor da fumaça (pela cor é possível determinar que tipo de material está inflamando), observam de onde ela vem, testam seu calor com água e procuram fuligem nas janelas.

 

- Fontes de combustível

Após a analise, os bombeiros planejam como combater o incidente  O fogo pode ser apagado de muitas maneiras, dependendo do incêndio e do material que está inflamando.

Remover a fonte de combustível do fogo é uma das melhores maneiras de apagá-lo. Por exemplo, quando há um incêndio em um gramado, o melhor jeito de pará-lo é livrar-se da grama, para que o fogo não tenha o que queimar. Nesse caso, os bombeiros podem chamar um trator para arar uma faixa de terra na frente do fogo. Isso removerá a grama, fazendo com que o fogo não possa ir mais longe.

 

- Água

Usar um jato d’água é uma das maneiras mais comuns de extinguir um incêndio. A água resfria a área para que o combustível não queime e sufoca as chamas (já que com a água elas não consigam obter oxigênio).

 

- Abafamento

Essa é uma técnica menos conhecida de combate a incêndios.

Um abafador é um tapete de borracha grossa fixado a um longo cabo de metal, usado para combater o fogo através de batidas. Este tipo de estratégia é usado em incêndios florestais e em áreas rurais.

 

- Retardantes de fogo

Retardantes de fogo são produtos químicos utilizados para interromper as reações químicas no fogo. Estes tipos de retardantes são feitos de haletos orgânicos. Muitas vezes, os retardantes são usados para conter um incêndio, e não apagá-lo. Por exemplo, em incêndios florestais, o produto é pulverizado em áreas que estejam no caminho do fogo para impedir que ele se espalhe até elas.

 

Fonte: http://www.ehow.com.br/bombeiros-apagam-incendios-como_95873/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

A câmera de segurança ideal!