Fumaça de incêndio pode causar desde falta de ar até levar à morte

02

A inalação de fumaça pode causar desde falta de ar, e dependendo da quantidade, até mesmo levar o indivíduo à morte.

Isso acontece porque a fumaça é um corpo estranho que penetra nas vias respiratórias, e por isso, passa a induzir respostas como a tosse e o aumento da secreção. De um modo geral a fumaça não mata, mas diminui a capacidade de captar oxigênio, por isso, as consequências da inalação de fumaça são agravadas, ainda mais, quando a pessoa já possui doenças que reduzem a capacidade pulmonar, como por exemplo, a asma.

Dicas

A fumaça tem maior densidade que o ar, por isso tende a se concentrar mais no teto. Em situações de incêndio, por exemplo, é recomendado que a pessoa se abaixe. Uma outra orientação dada é a utilização de um pano molhado com água.

O tecido molhado funciona como uma máscara improvisada, retendo boa parte da fumaça, e diminuindo a quantidade desse material que chega no pulmão.

A fumaça decorrente da combustão de elementos químicos, como é o caso da queima de pneu, é ainda mais densa, tornando, praticamente impossível a respiração. O produto químico queimado vai se transformar em outro produto químico, e na maioria das vezes, bastante tóxico. Nesses casos há, então, o risco de morte.

Fonte: http://www.gazetaonline.com.br/_conteudo/2016/03/cbn_vitoria/reportagens/3932184-fumaca-de-incendio-pode-causar-desde-falta-de-ar-ate-levar-a-morte.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

A câmera de segurança ideal!