23 países mobilizados pelo Maio Amarelo
Desde o dia 1º de maio, o Brasil e mais 22 países estão mobilizados para o Maio Amarelo – um movimento internacional em prol da segurança viária, que atua para salvar vidas nas vias e rodovias de todo o planeta.
A proposta do movimento é colocar em pauta, de forma permanente, o tema trânsito para toda a sociedade, destacando que o trânsito deve ser seguro, em todas as situações para todos; incentivando a participação da população, empresas, governos e entidades, no trabalho de conscientização e prevenção de acidentes.
Em 2016, a campanha elegeu dois temas para o trabalho educativo com os mais diversos setores: o uso do cinto de segurança, sobretudo no banco traseiro, que ainda é muito negligenciado pela população; e também o excesso de velocidade que impacta no aumento de mortes e na gravidade das lesões no trânsito.
A proposta dessa divulgação, de acordo com a Coordenação do Maio Amarelo é buscar potencializar a reflexão com toda a sociedade sobre esses dois fatores de riscos e que agravam as lesões no trânsito. Esses dois pontos são cruciais para ampliarmos a segurança e proteger vidas, afirma o coordenador do Maio Amarelo, José Aurelio Ramalho.
Símbolo do Movimento
O laço usado como símbolo do Maio Amarelo já é um velho conhecido. Utilizado também em outros movimentos, como o Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, e o Novembro Azul, que combate o câncer de próstata, ele estimula atividades voltadas à conscientização e ao debate sobre os assuntos a que se refere. A cor amarela foi escolhida por ser a cor de advertência no trânsito. Mas por que o laço, que, até então, era usado para chamar atenção de doenças, foi escolhido para o trânsito? Porque os acidentes de trânsito são considerados uma epidemia. O trauma é uma doença e, portanto, na maioria dos casos, pode ser evitado. É isso o que o Movimento quer passar.
Confira todos os países participantes da ação:
Angola
Argentina
Austrália
Áustria
Benin
BRASIL
Camarões
Costa do Marfim
Espanha
EUA
Geórgia
Holanda
Índia
Marrocos
México
Moçambique
Portugal
Quênia
Reino Unido
República Dominicana
Tunísia
Vietnã
Uruguai
Fonte: http://www.onsv.org.br/noticias/o-maio-amarelo-comeca-agora-23-paises-mobilizados/
Comentários
Postar um comentário