Os maiores desastres ambientais da história!
A palavra “desastre” traz a ideia de “algo imprevisível”. Porém, quando tratamos de desastres ambientais, percebemos que muitos não foram eventos imprevisíveis.
Conheça os três maiores desastres ambientais da história:
1º: Chernobyl, Ucrânia - 1986
O pior desastre da história foi consequência de uma explosão que aconteceu após diversos descuidos humanos durante testes em uma usina de energia nuclear. O incêndio só foi controlado nove dias depois e uma nuvem radioativa exigiu a evacuação de 45 mil pessoas. A radiação emitida foi 100 vezes maior que a das bombas de Hiroshima e Nagasaki na 2º Guerra Mundial. Até hoje Chernobyl tem altos índices de radioatividade e ninguém vive por lá!
2º: Bhopal, Índia 1984
A Union Carbide era uma fábrica de pesticidas e liberou acidentalmente 40 toneladas de gás tóxico com isocianato de metila. Milhares de pessoas foram atingidas e morreram por sufocamento, e outras tantas faleceram nos anos seguintes.
3º: Golfo Pérsico, Kuwait 1991
Antes de render-se no final da Guerra do Golfo, o exército do Iraque explodiu 700 poços de petróleo. O incêndio durou inacreditáveis oito meses até ser controlado. Para apagar o incêndio foram mobilizados 10 mil bombeiros de 34 países. A fumaça percorreu 7mil km2, e além de pessoas, cerca de 30 mil pássaros morreram presos no óleo ou queimados.
Fonte: Mundo Estranho
Comentários
Postar um comentário