Não se deixe enganar!

laudo


Não se deixe enganar: laudos são simples registros de UM único ensaio ou teste e não garantem nenhuma conformidade!


Na área de sinalização, por exemplo, qualquer entidade, inclusive você, pode fazer e mandar um sinal de segurança para teste. O laboratório para onde esses produtos são enviados fazem os testes escolhidos pelo requerente. O procedimento pode ser válido no Brasil através de normas brasileiras ou estrangeiras, ou ser emitido sem ser reconhecido aqui em nosso país e, mesmo assim, o laudo pode ser emitido.


E outra: pode-se produzir o sinal e mandar testá-lo, porém, a garantia de que os próximos serão produzidos com as mesmas características é igual a ZERO!


O pior: pessoas podem agir de má fé, mandar testar sinais especialmente produzidos para determinado efeito, depois comercializar no mercado sinais de má qualidade, alegando ter o certificado. Mas e a garantia de qualidade? Não existe! Fique atento, isso não é muito difícil de acontecer.


Afinal, o que é um laudo? É apenas uma medição de um sinal, não tem prazo de validade, tem apenas data de ensaio. Isso não garante qualidade alguma, e não é um certificado. Um laudo é habitualmente indício de fraude!


Ao adquirir sinalização de segurança, exija do seu fornecedor um CERTIFICADO de qualidade. Não acredite nos laudos! O certificado é o único que pode dizer se o produto está de acordo com um determinado procedimento e que para ser avaliado tem que ser reconhecido em território nacional, e ter a norma ABNT NBR 13434-3.


O certificado é emitido por uma entidade certificadora, que não é somente um laboratório de ensaios. Essa entidade escolhe aleatoriamente os sinais que serão ensaiados. Um certificado tem DATA DE VALIDADE.


Os produtos vendidos na Zimmex estão certificados pelas normas ABNT e você pode conferi-los aqui.


Não se deixe enganar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?