O perigo escondido nas paredes

projeto eletrico

A instalação elétrica muitas vezes é esquecida, deixada em segundo ou terceiro plano. “Projeto elétrico? Para quê? Só para gastar ainda mais? O pedreiro é bom. Ele mesmo faz tudo sozinho!” E lá se vai outra pessoa fazer o serviço para o qual não foi preparada, ‘mas que aprendeu na prática’ e ‘tem muita experiência’.


Devemos ter muito cuidado com as instalações elétricas de casas, comércios, indústrias, escolas… Os fios escondidos dentro das paredes podem parecer inofensivos, afinal, eles não tão nem aparecendo para mostrar que algo não está funcionando corretamente, porém eles podem se transformar em grandes vilões dentro das construções.


Uma instalação elétrica mal dimensionada, a má escolha de materiais e a contratação de ‘pseudo-profissionais’ que se intitulam eletricistas, são algumas das péssimas escolhas que as pessoas fazem durante uma construção ou reforma.


Geralmente nas construções todos querem o piso mais bonito, janelas grandes, os melhores aparelhos elétricos, quando chega na hora de escolher os fios… Os escolhidos são aqueles bem baratinhos, afinal, tem que economizar pra gastar mais no “embelezamento do lar”.


Então, a casa ‘linda’ fica pronta. Perfeito! Até o momento em que o filho liga o som, o videogame, a TV e o home theater na mesma tomada, e lá dentro da parede pintada com aquela tinta escolhida delicadamente, o cheiro de fumaça começa a aparecer e depois, o fogo. Porque lá dentro, aqueles fios fininhos que foram comprados para economizar, não aguentam a carga de tantos aparelhos ligados e começa a esquentar, a derreter a sua capa de proteção e a queimar.


Tudo o que foi pensado e planejado com tanto cuidado pode se perder em um incêndio, porque o terrível vilão ‘fio fininho’ resolveu se rebelar!


Os curtos-circuitos são mais comuns do que pensamos. Em 2014, segundo dados da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, foram 295 incêndios cuja origem foi um curto circuito nas instalações elétricas. Além da perda de patrimônio, esses incêndios ocasionaram mortes.


Por isso, se você está construindo ou planejando sua tão sonhada casa, não deixe a instalação elétrica para o final. Pense nela como um item tão importante quanto a estrutura. Afinal, tão importante quanto à segurança de uma estrutura firme, é ter sua casa livre dos perigos escondidos dentro das paredes.


Para adquirir mais segurança, acesse o site da Zimmex e conheça os produtos que farão a diferença no seu lar: www.zimmex.com.br


Fonte: Revista Incêndio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

A câmera de segurança ideal!