Incêndio em boate na Califórnia tem mesmas características da boate Kiss

incendio nos EUA

Nos Estados Unidos, uma série de falhas e irregularidades na boate Ghost Ship em Oakland na Califórnia foram os fatores que facilitaram a morte de 36 pessoas durante uma festa eletrônica. Os investigadores do caso apontaram diversos erros que são similares aos que ocasionaram o incêndio na boate Kiss.


Veja algumas:

Superlotação da casa:

O prédio do Ghost Ship tem dois andares e capacidade para receber até 50 pessoas. Segundo as autoridades locais, a estimativa é de que mais de cem estavam na festa.

No caso da Kiss, a capacidade era para 691 e, na época, os bombeiros e autoridades suspeitaram que mais de mil pessoas passaram pela casa noturna na madrugada da tragédia.

 

Saída de emergência:

No Ghost Ship, havia apenas uma saída que poderia ser utilizada para emergência, que era a própria entrada da casa. Em Santa Maria, a Kiss tinha apenas uma porta para entrada e saída das pessoas, que eram separadas por um corredor, com outras duas aberturas.

 

Mudanças estruturais favoreceram a tragédia:

Algumas das mudanças estruturais tornaram mais difícil escapar do incêndio em Oakland. O armazém tinha várias divisórias que haviam sido acrescentadas recentemente e uma escada estreita, construída provisoriamente. Testemunhas relataram que muitas pessoas podem ter ficado presas no segundo andar porque não conseguiram descer. Os bombeiros também encontraram dificuldades em realizar o resgate do interior do prédio por haver muitos obstáculos.

A boate Kiss, por sua vez, também sofreu mudanças impróprias. Um revestimento acústico de espuma comum foi instalado sem supervisão técnica, e o inquérito policial concluiu que a grande quantidade de obstáculos na saída da boate foi determinante para o número de mortes, bem como a atitude dos seguranças, que, inicialmente, barraram algumas pessoas que tentaram sair da casa noturna por não terem feito o pagamento das comandas.

 

Problemas com alvará:

De acordo com relato de testemunhas, o Ghost Ship era uma casa de um coletivo de artistas e tinha problemas de instalações e segurança. Segundo bombeiros e autoridades locais, o local deveria funcionar apenas para trabalho e não para festas. Cerca de 50 pessoas moravam no local, algumas delas crianças, conforme indicou uma apuração inicial.

Apesar de ser uma casa voltada para atividades noturnas, diversas irregularidades foram constatadas na emissão de alvarás para a Kiss.. A boate funcionou de forma ilegal por um bom tempo.

 

Extintores de incêndio e detectores de fumaça:

Nenhum detector de fumaça parece ter sido ativado durante o incêndio em Oakland. Um frequentador do local disse à imprensa norte-americana que não conseguiu acionar o extintor de incêndio que havia no prédio. No caso da Kiss, o equipamento que estava ao lado do palco não funcionou, e o sistema de exaustão da casa noturna estava obstruído.

A prevenção e a realização de inspeções de segurança poderiam ter evitado que esses “acidentes” acontecessem, bem como a utilização de equipamentos de segurança adequados, como sprinklers e extintores que poderiam diminuir o incêndio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

A câmera de segurança ideal!