Os perigos de um carregador falso!

[caption id="attachment_452" align="alignnone" width="1000"]carregador falsificado carregador falsificado[/caption]

Comprar um carregador genérico para um Iphone pode ser uma economia fatal!

De acordo com um estudo canadense que verificou 400 marcas diferentes, 99% dessas imitações se mostraram perigosas mesmo nos testes mais simples.

A empresa UL, de segurança energética, comprou aparelhos pela internet, de fabricantes e revendedores de oito países diferentes, e o experimento feito pelos especialistas era bastante básico: um hi-pot, ou teste de alto potencial, que avalia o isolamento elétrico de um aparelho. O equipamento de testes aplicava diferentes voltagens a um aparelho e media se ele deixava “vazar” alguma corrente elétrica dos seus circuitos.

Muita corrente elétrica transbordando do sistema é sinal de falha de isolamento e de um risco razoável de eletrochoque para o dono do celular.

O teste mostrou que, dos 400 carregadores testados, só 3 apresentaram isolamento suficiente para segurar a corrente elétrica a níveis seguros.

Dos outros 397 carregadores perigosos, 22 estragaram assim que foram testados e chegaram a quebrar o equipamento de verificação. Outros 12 tinham vazamentos de corrente tão altos que conseguiriam facilmente eletrocutar uma pessoa.

O grande problema, segundo o relatório, são os transformadores que ficam dentro dos carregadores. Os originais geralmente tem fios de cobre enrolados dentro de si que são isolados com três camadas de verniz. Os falsos tinham dois enrolamentos, o primário e o secundário, que não são separados o suficiente uns dos outros - o grande problema dos carregadores falsos! -

Os detalhes podem parecer bastante técnicos, mas, tanto na Tailândia quanto na Austrália, dois países envolvidos na pesquisa, há relatos de mortes ligadas a carregadores genéricos.

A conclusão do relatório é que cuidado é necessário mesmo com os carregadores comprados pela internet que alegam ser originais. O melhor indicativo de um produto original é o preço. Fiquem atentos!

Fonte: Superinteressante

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?