Quando substituir os EPIs?

02


Qualquer atividade profissional com algum tipo de risco físico deve ser realizada com o uso de EPI!


O mercado oferece inúmeras opções de óculos, protetores auriculares máscaras, capacetes, luvas e etc, tudo para garantir a saúde e proteção do trabalhador. Os equipamentos de proteção são indispensáveis quando o os riscos não podem ser eliminados através dos equipamento de proteção coletiva.


Em meio ao cenário atual, onde empregadores não investem fortemente na segurança do trabalhador, e onde o funcionário muitas vezes reluta em usar os equipamentos, como saber o momento certo de troca dos EPIS?


A ABPA informa que todo EPI, por lei, tem o número de Certificado de Aprovação, o fabricante específica a sua validade e respectivas recomendações quanto à sua manutenção.


Seguir essas orientações é obrigação do empregador para que os EPIS cumpram o seu papel na prevenção de acidentes e doenças do trabalho.


A substituição dos equipamentos depende também do ambiente em que é utilizado, e claro, do papel do funcionário, ele será a melhor pessoa para dizer quando necessita de equipamento novo. Então, assim que o EPI entrar na empresa, deve se anotar a data de entrega e calcular sua validade, por que, por exemplo: a mesma botina pode durar mais tempo em uma indústria do que na construção civil. O prazo médio de validade vai depender dessas observações também.


Do ponto de vista legal, o funcionário não pode ficar sem a proteção adequada. A responsabilidade pelo acompanhamento de uso e troca é do patrão, alinhado com o próprio empregado. A partir do momento em que o empregador perceber que seu EPI não está adequado, tem de solicitar a substituição do mesmo e não pode exercer sua função.


Para evitar qualquer tipo de ocorrência grave em sua empresa, garanta os EPIS adequados e instrua seus funcionários para fazer a utilização dos mesmos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?