Cuidado com as mãos

cuidado com as mãos


Só em 2014 a Previdência Social registrou 190.423 acidentes de trabalho envolvendo as mãos, dedos e punhos. Número que torna o trio líder em ocorrências de acidentes.


As mãos estão sempre expostas a agressões. As situações de cada profissão são distintas, porém, as mãos de todas as pessoas estão sujeitas a riscos. Incapacitar as mãos reduz a capacidade colaborativa dos funcionários, pois dificilmente haverá uma operação que use somente os olhos.


O maior vilão das mãos são, sem dúvidas, as máquinas e equipamentos. A nova NR-12 traz diversas mudanças quanto à prevenção de acidentes relacionados aos instrumentos de trabalho.


Para que a prevenção seja efetiva num todo, é preciso educar o trabalhador em relação às medidas de segurança, como sobre a importância dos EPIs e cuidados em geral.


Uma observação importante a se ressaltar é que mãos limpas evitam acidentes, pois mãos lubrificadas perdem o poder de pega. Uso de anéis, pulseiras e relógios também pode representar riscos.


Fadiga, inexperiência, uso indevido dos equipamentos, falta de treinamento, entre outros, são fatores de riscos para acidentes de trabalho envolvendo os membros superiores.


Cerca de 70% dos acidentes com as mãos poderiam ser evitados se o colaborador estivesse usando as luvas de proteção, e os outros 30% se estivesse com luvas apropriadas.


As luvas devem ter o tamanho perfeitos das mãos, pois as apertadas trancam a circulação e as largas atrapalham o tato.


A principal função das luvas é proteger das mãos contra riscos mecânicos, químicos, biológicos, térmicos, vibrações e choques elétricos


A prevenção de acidente inicia com a escolha correta de EPIs, passa pela educação preventiva e acaba na diminuição de risco na atividade. Fique atento à saúde dentro da sua empresa.


Adquira luvas de proteção aqui: https://goo.gl/JJFzrQ


Revista Cipa Edição nº 443 | agosto 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?