Ergonomia é coisa séria!

ergonomia no trabalho

Adaptações nas estações de trabalho são necessárias para garantir o bem estar dos colaboradores.

Tarefas que exigem esforço físico como levantamento e transporte manual de peso, jornadas prolongadas, posturas inadequadas, monotonia e repetitividade, podem causar sérios problemas ao funcionário como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Sabendo disso, é necessário procurar minimizar ou até mesmo extinguir os riscos que essas condições trazem.

O caminho para chegar a essa melhoria começa com a adaptação na estação de trabalho acompanhado de um amplo estudo de ergonomia voltado para o local de aplicação,

O que é ERGONOMIA?

É um estudo científico das relações entre homem e máquina, que visa a segurança e eficiência ideais no modo como uma e outra interagem. É entendido também como a otimização das condições de trabalho humano, por meio de métodos da tecnologia e do desenho industrial.

Isso não quer dizer diretamente que vá mudar o comportamento do trabalhador e aumentar sua produtividade. A ergonomia visa melhorar as condições de trabalho.

Para que isso tudo ocorra de maneira certa, é necessário uma análise de todo o processo pelo qual o funcionário passa para efetivar seu serviço e assim determinar um relatório mais preciso e complexo das melhorias que precisam ser feitas. É importante que os funcionários tenham acesso a esse material.

O risco ergonômico é bem diferente dos outros, pois é um risco dinâmico, ou seja: as melhorias eliminam o risco! A NR-17 determina parâmetros ergonômicos que devem ser seguidos para que as melhorias de condições de trabalho sejam feitas de forma correta.

Até mesmo os trabalhos em escritório que aparentemente não dispõe de risco nenhum, precisam de adaptações, como suporte de monitores, suporte para os pés, cadeiras reguláveis e etc.

Veja exemplos de aplicações ergonômicas no dia a dia:

Para levantar pesos deve-se flexionar os joelhos para não sobrecarregar a coluna

levantar peso corretamente

 

Para utilizar o mouse sem ocasionar dores, faça como na imagem abaixo:

ergonomia utiliza mouse

 

Atenção a altura de cadeira, monitor e apoio para os pés ao usa o computador

postura para usar computador

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?