Espuma especial!

espuma especial

O uso adequado de espuma especial podem fazer toda a diferença para o combate ou prevenção de incêndios quando há suspeita de vazamento que envolvam líquidos inflamáveis. Isso porque a espuma funciona como um abafador, reduzindo a quantidade de oxigênio em contato com o material combustível. Além disso, ela resfria os combustíveis e extingue os vapores inflamáveis que podem se misturar ao ar.

Geralmente o combate com espuma é utilizado em incêndios de classe B (é o incêndio que acontece em líquidos combustíveis e inflamáveis) e por suas excelentes características de umectação. A espuma também pode ser utilizada para combater incêndios de classe A (incêndio em materiais de fácil combustão: papel, tecido e madeira, por exemplo) e florestais. Alguns Corpos de Bombeiros já começaram a substituir a utilização da água pela espuma, já que uma viatura com capacidade média de 3.750 litros de água consegue armazenar 24 mil litros de espuma. Uma economia de até seis vezes de água!

Essa espuma, cujo nome correto é Líquido Gerador de Espuma (LGE), é uma mistura de diferentes matérias-primas como solventes, inibidores de corrosão e principalmente surfactantes. Como o Brasil faz uso de álcool na gasolina em quantidade relevante, é necessário que a espuma seja também resistente a ele.

O LGE tem seus requisitos estabelecidos pela ABNT NBR 15511, uma das normas mais avançadas do mundo. Ela exige ensaios periódicos a cada 12 meses, uma vez que o LGE armazenado em tanque, viaturas ou embalagens com lacre original podem sofrer deterioração e alteração de suas propriedades.

Para garantir mais segurança para sua empresa, condomínio ou lar, adquira os melhores extintores para o combate inicial de chamas clicando aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?