Já ouviu falar em mapa de riscos?


Já ouviu falar em mapa de riscos?

O mapa de riscos tem como objetivo mapear e identificar os locais e materiais que potencialmente ofereçam algum risco para a equipe de trabalho. Seu objetivo é ter uma melhor compreensão dos perigos que os trabalhadores estão expostos e assim tomar medidas mais efetivas de segurança. Ele também se torna muito útil para compreender os locais mais perigos ou que possuem maiores riscos de explosão por exemplo, em caso de incêndio.

O mapa se baseia no layout da estrutura da empresa ou de um local específico dela. Ele é finalizado através do uso de cores e legendas que estabelecem níveis de perigo de maior ou menor grau. Costuma ser classificado por riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidente.

Mas que empresas devem fazer um mapa de riscos? É indicado para todas as empresas que apresentam algum tipo de risco em suas atividades, independente do número de funcionários, tamanho da empresa e do ambiente.

E lembre-se: o mapa de riscos deve ser atualizado toda vez que houver mudanças do ambiente de trabalho, desde mudança de local de um móvel a inserção de algum novo equipamento ou mudança no processo de produção. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?