Como evitar comportamentos de risco


O que você entende por “comportamento de risco”? É preciso saber que existem dois tipos de comportamento de risco: os conscientes e os inconscientes.
Por exemplo: um comportamento de risco inconsciente pode acontecer quando um trabalhador sofre um acidente porque uma tarefa de manutenção dentro do local em que trabalha não é feita na frequência correta. O trabalhador teve um comportamento de risco, mas não estava consciente da negligência da organização e só por isso realizou tal ação.
Já o comportamento de risco consciente acontece, por exemplo, quando um trabalhador não utiliza o EPI obrigatório da sua função e está ciente disso.
A Zimmex, pensando em diminuir essas ocorrências, separou algumas dicas:
- Utilize os equipamentos de segurança corretamente
Esta dica parece óbvia, mas é importante ser sempre lembrada! Tanto os de uso individual, quanto os de uso coletivo não devem ser dispensados!
- Promova reuniões e treinamentos
Essas práticas são importantes para mostrar para cada colaborador quais são as suas funções e obrigações, além de ser um importante espaço para tirar dúvidas e observar pontos de atenção.

Você já coloca essas dicas em prática na sua empresa? Tem alguma dica para acrescentar? Comente e deixe sua colaboração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?