Quais as diferenças entre os graus de queimadura?


Uma queimadura solar é de primeiro ou segundo grau? “Queimei a mão na panela e levantou bolha: é uma queimadura de primeiro grau”? Antes de tudo, precisamos dizer que é sempre importante correr para o médico em caso de acidentes com queimaduras. Mas é sempre bom já estar atento aos diagnósticos de cada tipo de queimadura.
Quem nunca sofreu uma? Mesmo que seja leve e pequena, sabemos que esse tipo de problema é doloroso.  O que muita gente não sabe é que as queimaduras nem sempre são térmicas (causadas pelo fogo). Elas também podem acontecer por químicos, componentes elétricos, radiação, frio e até por fricção.
Mesmo com causas diferentes, a classificação das queimaduras é a mesma e varia conforme a gravidade e profundidade do ferimento:
- Primeiro grau: são queimaduras causadas na superfície da pele. São as menos problemáticas, causando apenas irritação e vermelhidão na pele.
- Segundo grau: atinge a camada de plasma sanguíneo, causando, além da dor e vermelhidão, bolhas.
- Terceiro grau: é considerada uma lesão grave. Causa a destruição de parte da pele e da hipoderme (camada inferior da pele), chegando a atingir o tecido adiposo (gordura).
- Quarto grau: lesão gravíssima. Quase toda a pele é destruída e carbonizada, podendo atingir até os ossos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?