Placas de saída de emergência: importantes ou não?


Quando falamos de segurança no trabalho, imediatamente vem à nossa mente os equipamentos de proteção individual (EPIs). Mas garantir a segurança vai muito além. Há uma série de medidas necessárias no ambiente para que ele contribua, juntamente com os EPIs, para manter todos seguros.

Um exemplo disso são as placas e símbolos de sinalização. Elas facilitam a organização no ambiente de trabalho, indicando normas e sinalizando possíveis perigos, além de orientar em casos de emergência. A indicação de saídas de emergência e de escadas é uma das sinalizações mais importantes e cobradas em qualquer estrutura.

Placas de saída de emergência
Essas placas facilitam o escoamento de pessoas em situações de emergência e de tensão, como em incêndios, por exemplo. Normalmente é composta pelo desenho de uma pessoa saindo por uma porta e uma flecha na direção que deve ser seguida.

Sinalização de segurança para escadas
São semelhantes às placas de saída, mas elas apontam e identificam a presença de escadas. Essas placas devem ser colocadas antes dos degraus para que, quem passar pelo local em situação de agitação, saiba que há desnível à frente e, assim, não acabe se acidentando.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?